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Normas para o envio de resumos

Para enviar o resumo, o congressista que já estiver com sua inscrição confirmada deverá entrar na página do IX COESA, fazer login e cadastrar seu trabalho.

As submissões dos resumos serão realizadas exclusivamente online no sítio https://www.coesa2023.com.br.

Os trabalhos serão classificados em 04 (quatro) categorias e por áreas temáticas:

  • Categorias:

1. Ensino
2. Extensão
3. Pesquisa
4. Relato de experiência

  • Obs: Em caso de trabalhos que utilizem coleta de dados de seres humanos e experimentação animal, independentemente da categoria, inserir, no item MÉTODOS ou DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, o número de aprovação do COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA.
  • Áreas temáticas:

1. Aplicações clínicas
2. Biomateriais
3. Biossegurança
4. Ciências básicas
5. Educação em saúde
6. Ensino
7. Epidemiologia
8. Gestão
9. Outra
10. Saúde pública
11. Segurança do paciente e bioética

Os textos dos trabalhos acadêmicos científicos (ensino, pesquisa e extensão) deverão ser escritos em língua portuguesa e devem estar de acordo com uma das seguintes categorias:

  • O resumo simples de trabalhos acadêmicos científicos: deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais). Mínima de 330 e máximo de 530 palavras, e apresentar três (3) descritores.
  • O resumo expandido de trabalhos acadêmicos científicos: deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais com no máximo cinco (5) referências bibliográficas). Mínimo de 1030 e máximo de 1330 palavras e apresentar três (3) descritores.
  • O relato de experiência deverá ser no formato de resumo expandido: informativo, estruturado (introdução; objetivos; descrição da experiência contendo: contexto, sujeitos envolvidos e principais etapas; resultados; conclusão ou considerações finais e no máximo cinco (5) referências bibliográficas). Mínimo de 1030 e máximo de 1330 palavras e apresentar três (3) descritores.

Na plataforma de envio, os resumos devem ser submetidos de acordo com as regras abaixo:

  • Título: em letras maiúsculas.
  • Informações sobre os autores: nome completo e instituição de vínculo acadêmico/profissional, e-mail do autor correspondente (ou principal) conforme modelos (resumo simples trabalho acadêmico científico, resumo expandido trabalho acadêmico científico, relato de experiência).
  • Para os resumos, a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e-mail do autor correspondente e os descritores.
  • Qualquer um dos autores inscritos, que tenha sua inscrição confirmada e esteja credenciado no evento pode apresentar o trabalho em forma de e-pôster.
  • Cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores. No caso de autores discentes é obrigatória a participação de um orientador.
  • É permitida a submissão de até dois trabalhos por autor principal inscrito no congresso.
  • Cada pessoa inscrita poderá ser o autor principal de no máximo 2 (dois) trabalhos, mas o número de trabalhos dos quais pode ser co-autor é ilimitado.
  • Os conteúdos dos trabalhos submetidos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  • É de responsabilidade do(s) autor(es) do(s) trabalho(s) o correto preenchimento da plataforma de envio.
  • Atentar para preencher em cada campo do sistema apenas o que for solicitado. O não cumprimento desta regra significará a não aprovação do(s) trabalho(s).
  • O autor deverá declarar, no ato da submissão do resumo expandido, clicar na opção: concorrer a prêmio.

Para as citações textuais, deve ser utilizado o sistema numérico de citação de autores. Para as referências bibliográficas, devem estar conforme as Normas Vancouver, as quais podem ser acessadas na Internet, por exemplo, neste link.

Os resumos simples não devem conter citações, visto que os mesmos não terão referências bibliográficas.

Ao submeter o(s) resumo(s), o(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais do IX COESA. Todos os resumos aprovados serão publicados nos Anais do IX COESA.

Os conteúdos dos resumos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, bem como as opiniões neles expressas, que não refletem as do Instituto de Ciências da Saúde ou da Comissão Executiva do IX COESA.

Trabalhos que não atendam as regras de submissão não serão aceitos no evento. Uma vez o trabalho for enviado, não haverá possibilidade de reedição do trabalho.

Todos os certificados serão disponibilizados online no sítio do evento, por tempo limitado (até julho de 2024).

 

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS DE TRABALHOS

A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para a avaliação serão levados em conta:

  • Estruturação e formatação do resumo
  • O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica, encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.

Não serão divulgadas as notas, assim como todo o conteúdo resultante do processo avaliativo dos trabalhos, tanto em caso de aprovação como de reprovação. Será assegurado o anonimato dos autores e avaliadores dos trabalhos.

Obs: Em caso de trabalhos que utilizem coleta de dados de seres humanos e experimentação animal, independentemente da categoria, inserir, no item MÉTODOS ou DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

 

OBSERVAÇÕES

O texto deverá ser digitado de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa.

Atentar para preencher em cada campo da plataforma de submissão de trabalhos apenas o que for solicitado.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser preenchido(s) de forma correta nesta plataforma de envio (tanto a grafia quanto a ordem de autoria), pois será(ão) utilizado(s) para a confecção do(s) certificado(s).

Não serão aceitos quaisquer pedidos de correção após o término do período de submissão.

É de responsabilidade dos autores dos resumos a revisão textual completa antes da submissão do trabalho.

Será motivo de desclassificação a identificação dos autores nos campos da estrutura do resumo.

 

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS E-PÔSTERES APROVADOS

  • Resumos Simples e Resumos Expandidos Premiados na avaliação online:
    - Serão expostos na forma de pôster eletrônico (e-pôster) por meio de telas digitais disponibilizadas nas sessões montadas no evento para este fim.
  • Resumos Expandidos (não premiados na avaliação online):
    - Serão apresentados na forma de pôster eletrônico (e-pôster) por meio de telas digitais disponibilizadas nas sessões montadas no evento para este fim.
    - As apresentações serão avaliadas durante as sessões (vide programação). Estes trabalhos concorrem à premiação de Melhor Trabalho apresentado como E-pôster.
    - A avaliação dos e-pôsteres será realizada nas sessões de e-pôsteres devendo o autor responsável pela apresentação permanecer ao lado do monitor que armazenará seu trabalho.

 

 

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