Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Destaque 2
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 13h01 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2017, 14h33 | Acessos: 396

O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criado em novembro de 1970 com a denominação de Centro Biomédico e depois Centro de Ciências da Saúde. Inicialmente, foi constituído pelas antigas Faculdades de Farmácia, Odontologia e Medicina que, durante muitos anos, foram denominadas cursos e, atualmente, voltaram a ser denominadas faculdades. Posteriormente, foram criados mais dois cursos, hoje as Faculdades de Nutrição e Enfermagem e em 2010, foi criada a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu começaram a ser implantados em 2004 com o Mestrado em Odontologia. Em 2006, teve início o Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Em 2011, foi implantado o Mestrado em Enfermagem. Em 2012, foi criado o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica e em 2013 foi criado o Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia.

 

Em 2008, a direção do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), sentindo a necessidade de socializar os resultados dos projetos realizados nas suas faculdades em um evento único, criou a Jornada de Extensão, Pesquisa e Ensino (JOEXPE). A JOEXPE aconteceu ininterruptamente durante quatro anos, com um número sempre crescente de participantes e de trabalhos científicos apresentados. A organização da JOEXPE acreditando que chegara o momento de transformar o evento em algo maior e mais abrangente lançou o Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA) que aconteceu de 17 a 19 de outubro de 2012 com o tema "Construindo a abordagem multiprofissional e interdisciplinar na qualidade do cuidado em saúde" e foi realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA.

 

O II COESA aconteceu de 04 a 06 de novembro de 2013 com o tema “Formação multiprofissional e interdisciplinar no cuidado do indivíduo, família e comunidade”. O local do evento foi o Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.

 

No ano de 2014, aconteceu o III COESA, de 12 a 14 de novembro, com o tema "Navegando pelos rios da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do cuidado à população amazônica", no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará. O evento discutiu assuntos relevantes da área da saúde com docentes, discentes e profissionais da área.

 

Em 2015, aconteceu o IV COESA, de 01 a 04 de dezembro, com o tema "Educação, formação e gestão no contexto amazônico: desafios para uma política pública de qualidade", no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.

 

Em 2016, aconteceu o V COESA, de 08 a 11 de novembro, com o tema "Biodiversidade, educação e saúde na Amazônia", no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.

 

Em 2017, acontece o V COESA, de 07 a 10 de novembro, com o tema "Tecnologias, inovação e sustentabilidade em educação e saúde no contexto amazônico", no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.

 

Comissão Executiva

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página